terça-feira, 17 de julho de 2012

Como armar o time do Náutico ?

Como armar o time do Náutico? (Ricardo Fernandes/DP/D.A Press) Como escalar o Náutico? Que esquema utilizar? Nas últimas três partidas do Timbu, escalações e esquemas diferentes, atuações e resultados inconstantes. Nesta quarta, contra a Ponte Preta, o alvirrubro terá mais uma oportunidade de encontrar o padrão tático que anda faltando nos Aflitos. Sem Lúcio, o time terá a estreia de João Paulo na esquerda. 
Mas e se todos os jogadores estivessem prontos para jogar? Sem lesões e suspensões, a gama de opções do técnico Alexandre Gallo seria maior. Entre várias formações possíveis, existem quatro que podem ser utilizadas quando todos os atletas estiverem à disposição:


4-4-2


Esquema mais ofensivo e com grande movimentação no meio-campo. O time perderia o elemento surpresa de Elicarlos, preso na marcação adversária, mas ganharia em movimentação com Martinez e Souza alternando posições, com Cascata fixo no meio, municiando o ataque. Na frente, Kieza e Araújo continuariam a movimentação, alternando posições no decorrer do jogo. Com apenas Elicarlos fixo na marcação. Alessandro cobriria a defesa, posição em que o jogador já atuou na carreira.
4-3-3

Se optar por partir para cima sem abrir mão do equilíbrio defensivo, o Timbu teria de depender ainda mais da movimentação de seus volantes. Com três atacantes, os laterais ficariam mais fixos e avançariam menos. Glaydson, com maior poder de marcação, protegeria a zaga e contaria com o bom preparo físico de Elicarlos para o auxílio na defesa, além de surpreender ofensivamente. O meio seria alimentado por Martinez e Rogério, que usaria sua velocidade para "flutuar" no meio e no ataque. 

3-5-2

Esquema utilizado na vitória de 1 a 0, contra o Atlético-GO, pela 8ª rodada, o esquema tem como trunfo a boa qualidade dos volantes alvirrubros. Os laterais teriam liberdade para atacar, em virtude da proteção dos três zagueiros, além de Elicarlos e Souza. Souza, por sinal, seria o "motor" no meio Timbu, auxiliando Cascata no setor ofensivo. 
4-5-1

Com o meio "povoado", a proteção aos zagueiros alvirrubros seria intercalada com a boa saída de bola da defesa para o ataque. Martinez seria o "coringa", avançando e compondo o meio. Cascata cadenciaria o jogo e Cléverson seria a opção de velocidade para Araújo, que não ficaria isolado na frente em virtude da presença dos dois meias e do avanço dos laterais.

0 comentários:

Postar um comentário